sábado, abril 25, 2009

Prevenir é o melhor remédio!

Começou a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Com o slogan “Deixe a gripe na saudade” A campanha vai até o dia 8 de maio.
Mais de 22 milhões de doses devem ser distribuídas por 65 mil postos de vacinação. O alerta vale para quem tem mais de 60 anos, mas a velha caderneta de imunização não deve ser usada só por crianças e idosos. Doenças em adultos poderiam ser evitadas com vacinas que estão disponíveis para todos. Pouca gente sabe e comparece aos postos de saúde.
A vacina é de graça. A meta é imunizar 80% dos brasileiros com mais de 60 anos, o que significa mais de 15 milhões de pessoas.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que as internações por causa de doenças respiratórias caíram mais de 30% depois que as vacinas começaram a ser distribuídas. “Sabemos que a maioria das pessoas vacinadas desenvolve a defesa e não a gripe. Se gripar, não gripa de forma grave”, diz a coordenadora do Ministério da Saúde Maria Arindelita Arruda.
Saúde dos adultos
E os adultos também podem se prevenir. De acordo com o governo federal, quem tem mais de 20 anos deve se vacinar contra várias doenças. Para difteria e tétano, são necessárias três doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. E mais uma dose a cada dez anos. A chamada tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola - deve ser tomada em dose única. Já a vacina contra febre amarela deve ser tomada a cada dez anos. “Essas vacinas devem ser tomadas rotineiramente. Não existe nenhum surto. As pessoas podem fazer isso com o calendário vacinal”, comenta o médico infectologista Alexandre Cunha. Até 8 de maio, os idosos vão ter prioridade nos postos de saúde.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails