sábado, fevereiro 21, 2009

O verdadeiro valor da vida

Nunca pensei que, ainda tão menina, iria ver tantas coisas que jamais imaginei existir. E, tudo aquilo que meus olhos não alcançam os meios de comunicação me fazem enxergar: a beleza do mundo, o corre-corre do dia-a-dia, a guerra entre os homens, a violência, as mansões, as injustiças. Nossa, mas são tantas coisa que é quase impossível não refletir sobre a vida, essa coisa tão fácil de pronunciar e tão difícil de entender. Falo sobre uma vida que não se compra e não se vende. Descobri que é preciso mesmo de muita coragem para viver, pois, atualmente a violência e a falta de respeito ao próximo fazem parte do nosso cotidiano. Pessoas estão matando por dinheiro e outras por prazer. Essas não dão importância a vida. Teimam em determinar quem vive e quem morre, como se tivessem dado a elas esse direito de decidir o destino do ser humano. Em nome da ganância e do poder, o homem tem desrespeitado a flora, a fauna e o próprio homem. Enfim, a vida. Isso, porque não sabe da importância que ela tem.
Muitas pessoas adoecem e lutam pela sua sobrevivência, temem perder a vida e valorizam cada segundo de sua existência, mas, outras não estão nem ligando. Estão se destruindo, entregando-se ao vício, à marginalidade, à prostituição, entre outras coisas, levando sempre tristeza e horror por onde passam. Tem gente que só vive pensando em dinheiro, fazendo dele a sua única motivação, passando a se distanciar daqueles que lhe querem bem. Muitos, por causa disso, abandonam tudo, inclusive a própria vida. Não entendo como podem ter algo tão precioso e não preservá-lo? É preciso valorizar a vida, pois ela é muito importante.

Espera aí! Mas, eu só tenho 11 anos...como posso ser tão nova e ter uma reflexão tão profunda como essa? É, que na verdade, criança não é boba não! Criança enxerga longe. Vê coisas que muitos adultos com seus interesses pessoais e egoístas não conseguem.

Descobri que dinheiro não é tudo e que o verdadeiro valor da vida está no sorriso inocente de uma criança, no abraço amigo, nas lágrimas de uma mãe carinhosa, nas atitudes heróicas de um pai aos olhos de seus filhos, na alegria da professora quando percebe que seus alunos aprenderam, no suor do trabalhador, no alimento dado a quem tem fome, no agradecimento das pessoas que recebem ajuda, nas palavras de engrandecimento daqueles que nos querem bem, no nascer do sol que surge diariamente para nos saudar, na aurura do dia que se mostra tão bele, em cada milésimo de segundo de nossa existência, no amor Ágape(amor de Deus) por todos sem distinção de raça ou classe social, no gesto nobre do homem que se arrepende, na força da palavra de FÉ. Como podem perceber, o valor da vida está nas coisas simples que se tornam grandiosas quando vista de forma inocente. Ufa! Ainda bem que sou criança e consigo enxergar tudo isso. Consigo perceber que, mesmo sem o dinheiro que tantas pessoas precisam, ao lado da minha família sou muito feliz.E, mantenho acesa a chama do amor em meu coração. A família é a base de uma sociedade vencedora e torço para que a família de todos vocês seja tão boa quanto a minha, e que lhes ensinem através das atitudes qual é o verdadeiro valor da vida.
Texto de Heliana Passos F. Amaral
Membro da Comunidade Evangélica Marca de Cristo em Parque Paulista

Um comentário:

Faculdade de Teologia disse...

essa mensagem edificará a vida de todos aqueles que a lerem como edificou a minha.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails